Logotipo Saúde Sinop
Dicas de Saúde

De 0 a 10, como você acredita que está o seu estado mental e físico? Você já parou para pensar nisso?

Quero ajudar você a pensar um pouco sobre essa sensação de desgaste mental, cansaço, fadiga e ansiedade que acontece com inúmeras pessoas e pode estar acontecendo com você. 
    Quando passamos do segundo semestre do ano paira no ar um certo desconforto. Muita gente, consciente ou inconscientemente tem a impressão de dever não cumprido. Esse dever se refere às promessas de mudanças que foram feitas “lá” na virada do ano e que ainda não ocorreram de forma eficaz ou ocorreram muito pouco, algo quase que insubstancialmente.
    No ano de 1996 um psicólogo chamado Julian Rotter chegou a algumas conclusões após ter estudado fatores que levam pessoas a alcançarem seus objetivos e fatores que levam pessoas a desistirem ou não terem objetivos. 
    Aqueles que tiveram dificuldade para alcançar seus resultados, seus objetivos, suas promessas ele descobriu que tais pessoas, tem, o que ele chamou de Locus de Controle Externo – São pessoas que esperam que as mudanças ocorram externa a elas. Esse grupo de pessoas esperam mudanças na política, na empresa onde trabalham, esperam que os filhos cresçam, esperam que outros façam algo e se colocam sempre como coadjuvantes no teatro real da existência humana. Francamente podemos dizer que essas pessoas estão sempre insatisfeitas, reclamam bastante, sofrem por não conseguirem ter o sucesso que outras conseguem, porém não procuram mudar através da ação. Está óbvio que o desgaste físico e mental recai mais sobre esse grupo de pessoas. 
    O outro grupo, mais proativo, que estão sempre buscando mudanças através de sua própria iniciativa, que absorve cada fracasso como um aprendizado novo, que tem seu foco na solução e não no problema e que se ocupam com perspectiva otimista do natal e do ano novo foram classificados por Julian Rotter como pessoas com Locus de Controle Interno. 
    Como as pessoas com Locus de Controle Externo, mais desgastada física e mentalmente nessa reta de final de ano podem fazer para mudar a situação e parar de se desgastar ainda mais?
    Sempre tenho dito. Podemos mudar nossos comportamentos através de nossos pensamentos. Nosso cérebro está em uma caixa chamada de crânio. O cérebro não enxerga nada e não sabe o que é realidade ou imaginário, portanto quanto mais informações positivas e otimistas forem enviadas ao cérebro maior chance de condicioná-lo a produzir neuro-hormônios que te ajudam a ter uma vida mais satisfeita.
    Comece imediatamente realizar pequenas atitudes diárias, como mudar sua rota para ir ao trabalho – essa ação oferece novos estímulos ao cérebro possibilitando novas conexões sinápticas que te influenciem na criatividade, destreza, concentração e determinação. 
    Você pode também criar um mural com fotos ou recortes de revistas de coisas que você quer realizar ou ter – nada mais estimulante do que levar seu cérebro a criar um cenário imaginativo positivo do futuro. Esse ato elimina criação de pensamentos negativos que levam o indivíduo a ser prisioneiro da ansiedade. Construa seu futuro. Ninguém pode mudar o passado, mas o futuro depende de seu posicionamento agora.
    Em terceiro lugar você pode ter consigo fotos de pessoas importantes, como filhos, pais, esposa, esposo – Isso funciona como um motivador interno e ajuda produzir neuro-hormônio do amor e do prazer pela vida. Todas as vezes que estiver desestimulado essas fotos te darão energia para continuar sua jornada de sucesso. Queremos o melhor para as pessoas que amamos por isso nada vai impedir você de alcançar resultados extraordinários.
    Locus de Controle Interno pode ser desenvolvido aos poucos. Dia a dia, passo a passo. O desgaste mental gera desgaste físico e vice versa. Mas você pode melhorar sua qualidade de vida seguindo essas pequenas dicas. Inicialmente seu cérebro vai querer tirar seu foco, pois atividades novas sempre assustam, mas ficar na zona de conforto só fará você chegar onde já está. Foco, clareza e determinação podem te levar para níveis jamais imaginados. Comece pequeno, mas SONHE GRANDE.
Um grande abraço sempre.
Celso Clarindo, psicólogo e Coach.
Até a próxima.

Celso Clarindo é psicólogo e Coach, atende empresas e pessoas que necessitam de ajuda para desenvolver habilidades técnicas.

Foto: Divulgação 

Celso Clarindo
Celso Clarindo

Saúde Sinop

O site Saúde Sinop, é um banco de dados online, criado para aproximar ainda mais o profissional de saúde e a população do município e região, centralizando todas as especialidades médicas, laboratórios e clínicas de diversos segmentos, divulgando o imenso potencial de nossa cidade na área da saúde.

Contato

(66) 8402-5484 Junior

Rua Vinicius de Moraes, 184 Lote 03, Quadra 01 Residencial Aquarela Brasil

contato@saudesinop.com.br