Logotipo Saúde Sinop
Dicas de Saúde

A relevância de falar sobre suicídio

Geralmente quando uma pessoa famosa comete suicídio ocorre um burburinho sobre o assunto para alimentar as especulações midiáticas, porém, logo cai no esquecimento. O suicídio é um assunto sério. É uma questão médica e psicológica, além de ser um problema de saúde pública.

A maioria dos casos de suicídio estão ligados a doença do século que é a depressão, mas transtornos pós-traumáticos e esquizofrenias também são iniciadores da ideação e da ação suicida. O nível de desesperança, ansiedade, frustrações, impulsividade e instabilidade emocional provocam maior ou menor possibilidade da prática de abreviação da vida.

Um estudo realizado numa grande cidade do Brasil chegou a conclusão de que cada 100 mil habitantes, 3 cometem suicídio. As mulheres tentam suicídio com mais frequência, porém os homens são mais eficazes em tirar a própria vida. Jovens também tentam mais frequentemente, mas a letalidade ocorre mais com os idosos.

A dependência de substâncias como álcool e drogas são estimulantes que levam a pessoa acelerar o processo que levam à prática do suicídio.

Para ajudar a pessoa a evitar o suicídio segue algumas dicas:

  1. Criar vínculos – quanto mais vínculos sociais como família, amigos, filhos, emprego, etc., podem prevenir uma pessoa que tenha ideação suicida a levar o problema a cabo;
  2. Ouvir a pessoa – Muitas pessoas apenas querem falar sobre seus sentimentos. É importante criar uma atenção plena e ouvir sem interromper as pessoas que estão buscando ajuda. Evite dar conselhos, desviar o foco da pessoa. É importante que ela fale para descarregar o nível de emoções e sufocamento existencial que pode estar sentindo.
  3. Leve a sério – médicos e outros profissionais da saúde falam muito pouco sobre o assunto. Isso porque ainda existe muito tabu sobre o tema. Falar sobre o assunto de forma orientativa ajuda na prevenção a curto e a longo prazo.
  4. Disque 141 - Esse é número dos profissionais qualificados e especializados nesse assunto.

Em todo caso, não deixe de pedir ou oferecer ajuda. O diálogo salva vidas.

Celso Clarindo, psicólogo e coach.

Celso Clarindo
Celso Clarindo

Saúde Sinop

O site Saúde Sinop, é um banco de dados online, criado para aproximar ainda mais o profissional de saúde e a população do município e região, centralizando todas as especialidades médicas, laboratórios e clínicas de diversos segmentos, divulgando o imenso potencial de nossa cidade na área da saúde.

Contato

(66) 8402-5484 Junior

Rua Vinicius de Moraes, 184 Lote 03, Quadra 01 Residencial Aquarela Brasil

contato@saudesinop.com.br